Porque escolher investimentos com algum risco?

A segurança é sempre um fator relevante para quem deseja investir. Contudo, a rentabilidade pode não ser das melhores e, muitas vezes, faz com que a falta de opções faça você, literalmente, perder dinheiro. Entender por que escolher investimentos com algum risco para diversificar sua carteira é importante por esse e vários outros motivos.

Diferente do que se convenciona, arriscar não é sinônimo de um complexo entendimento acerca do mercado financeiro. Isso, porque pode se contar com suporte de especialistas e entender, na prática, como funcionam opções financeiras através da experiência. Quer saber mais? Então, veja abaixo, porque escolher investimentos com algum risco.

Vantagens e desvantagens

Primeiramente, iremos elencar as vantagens e desvantagens de investimentos que possuem determinado tipo de risco. Isso te ajuda a, de acordo com o seu perfil, entender quando é o momento de fazer aportes, principalmente na renda variável, que possui oscilações maiores nesse sentido.

Vantagens

  • O primeiro ponto é a diversificação da carteira de investimentos: Todo investidor precisa ter variadas opções, com títulos que possuam rentabilidade, liquidez e segurança;
  • Em opções de médio e longo prazo, investimentos com riscos possuem uma rentabilidade acima de opções que primam pela segurança;
  • Entende-se melhor o mercado financeiro, principalmente ao investir em ações e criptomoedas, o que traz experiência ao investidor;
  • É possível começar a investir com pouco dinheiro, o que ajuda a proteger o investidor contra perdas maiores quando se está iniciando em produtos mais “arriscados”.

Desvantagens

  • Se não tiver um acompanhamento do próprio investidor, ou de uma ajuda especializada, pode-se perder dinheiro corriqueiramente com investimentos equivocados;
  • Ao contrário de opções seguras de renda fixa, produtos financeiros com risco não possuem uma rentabilidade fixa, o que pode atrapalhar o cálculo e/ou planejamento;
  • Necessita de estudo e entendimento de mercado, o que pode afastar muito daqueles que não possuem o tempo necessário para acompanhar seus investimentos.

Premissas e escolhas: Quais as opções?

As premissas de um investimento com algum risco podem ser entendidas da seguinte forma: o mercado negocia diariamente as variadas opções, o que cria esse risco, visto que não se sabe se o título vai subir ou cair. Nenhum investimento é arriscado “por natureza”, mas entender fatores externos (mercado, economia, política etc.), ajuda a saber qual oscilará, para baixo ou para cima.

Assim, entramos nas escolhas. Atualmente, investimentos com riscos são aqueles intimamente ligados à renda variável. Os melhores exemplos, “queridinhos dos investidores”, são as ações e, mais recentemente, as criptomoedas. Contudo, até mesmo opções conversadores, como fundos de renda fixa, podem oferecer determinado risco.

Administração de investimentos

Se você quer saber por que escolher investimentos com algum risco, deve compreender que isso é indispensável para a diversificação da carteira. Ou seja, é necessário realizar a administração de investimentos variados, o que te ajuda a entender melhor o mercado financeiro.

Para isso, como citado, a ajuda especializada de empresas financeiras, que alavancam seus investimentos, ou consultorias do gênero, te fazem imergir ainda mais no mundo das opções com algum risco quando se está no início da trajetória de títulos do gênero.

É mais rentável

Concluindo, podemos afirmar: escolher investimentos com algum risco é a opção direta para ter maior rentabilidade do seu dinheiro. Investir na bolsa ou comprar criptomoedas, se comparada a opções conservadores como o Tesouro Direto, CDB e até mesmo LCI/LCA, traz uma possibilidade de multiplicar seu dinheiro por duas, três ou dezenas de vezes.

Contudo, como citado, o risco é iminente para quem deseja ter alta rentabilidade. Por isso, perder nem sempre é um mau sinal, pelo contrário, pode-se tanto aprender com o erro quanto ter um alto retorno em outros investimentos da carteira.

O importante é começar e entender que riscos, no mercado financeiro, estão intimamente ligados com as maiores rentabilidades.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.

Total
0
Shares
Total
0
Shares
0 Shares:
Talvez você também goste