É possível prever a tendência de alta de uma criptomoeda?

Muitos economistas tradicionais consideram as criptomoedas investimentos de alto risco. Esta opinião se baseia na grande oscilação que pode haver no preço de investimentos, como o Bitcoin. Mas será que é possível prever quando uma criptomoeda estará em tendência de alta para tirar vantagem da sua valorização? É o que nós vamos descobrir neste artigo!

É fato que, assim como ocorre em investimentos mais tradicionais, aqui também podemos identificar as tendências de mercado. O segredo é conhecer os padrões envolvidos e saber ler o gráfico Candlestick. Ele é bastante comum no mercado de ações e serve perfeitamente para tratar de criptomoedas. Tem dúvidas de como ler o gráfico? A gente explica direitinho, a seguir!

O que é um gráfico Candlestick?

Embora possa soar como algo recente, essa forma de representação visual surgiu no século XVIII, no Japão. Com o tempo ele foi adotado no ocidente para analisar a cotação de moedas. Isso aconteceu no século XIX, muitos antes de sonharmos com criptomoedas.
O nome Candlestick vem do formato do gráfico, que lembra uma vela com pavio. O importante para nós é que ele ajuda a entender as oscilações de preço de uma determinada moeda virtual. Desse modo, é possível prever quando uma criptomoeda estará em tendência de alta. O segredo está na leitura do Candlestick!

Como ler um gráfico Candlestick?

No gráfico você encontrará as candles (velas), traços que representam um período de tempo. Elas podem traduzir desde minutos, até mesmo anos. Em todo caso, repetem um padrão que contém informações que ajudam a prever futuros movimentos.

A leitura deve ser feita da seguinte forma: a barra, o corpo da vela, é a oscilação de preço em um intervalo de tempo. Já os traços que lembram um pavio são as sombras. Elas surgem nas duas extremidades da vela.

O seu topo é o preço máximo, enquanto a base, o mínimo. A cor da vela, por fim, indica se a oscilação que ocorreu foi alta ou baixa. No primeiro caso, o movimento é representado pela cor verde, no segundo, pela vermelha.

É possível prever quando uma criptomoeda estará em tendência de alta analisando o gráfico?

Considerados os três elementos gráficos do Candlestick que representam tempo, oscilação de preço e movimento, podem identificar tendências. Os padrões neste tipo de representação sempre apontam para alta, neutralidade ou baixa. Existem diversas configurações que podem ser identificadas no gráfico e que traduzem estes momentos.
O que importa é entender a lógica por trás delas. Por exemplo, se uma criptomoeda sobe muito em algum momento, haverá uma correção, ou seja, o valor ainda vai baixar. Também pode ser que ela volte a subir após a correção. Esse momento de baixa, então, é ideal para comprar.

Conclusão

Afinal, é possível prever quando uma criptomoeda estará em tendência de alta? Como vimos ao longo deste artigo, a resposta é sim. Mas apenas para quem é capaz de fazer uma análise técnica do gráfico Candlestick.

Portanto, quem conhece a lógica por trás dos movimentos representados no esquema. O mesmo é válido para quem recorre a padrões matemáticos baseados no comportamento da criptomoeda para fazer projeções. Em outras palavras, algoritmos de computador ajudam na estimativa também. O fato é que você pode sim, prever as altas.
É por estas vantagens que hoje existem mais investidores de Bitcoin do que na Bolsa de Valores Paulista (B3). Até mesmo o tradicionalíssimo e seguro, Tesouro Direto ficou para trás a esta altura.

 

Importante:

Este material é somente para finalidades informacionais. Esta não é uma oferta de compra ou venda, ou uma solicitação de qualquer oferta de compra ou venda de qualquer dos ativos mencionados. As informações apresentadas não envolvem a prestação de consultoria personalizada em investimentos, finanças, leis ou impostos. Certas declarações aqui contidas podem constituir projeções, previsões e outras declarações prospectivas, que não refletem obrigatoriamente resultados reais e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As informações fornecidas por fontes de terceiros são consideradas confiáveis ​​e não foram verificadas independentemente quanto à precisão ou integridade e não podem ser garantidas. As informações aqui contidas representam a opinião do (s) autor (es), mas não necessariamente da BlueBenx.

Todo investimento está sujeito a riscos, incluindo a possível perda do dinheiro investido. Como em qualquer estratégia de investimento, não há garantia de que os objetivos de investimento sejam alcançados e os investidores possam perder dinheiro. A diversificação não garante lucro ou protege contra uma perda em um mercado em declínio. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

 

Total
0
Shares
Total
0
Shares
0 Shares:
Talvez você também goste